b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Lendo agora Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?
b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Search
  • b8 Notícias
  • Calendário Bolsa Família
Follow US

b8 Notícias > Notícias INSS > Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

INSS

Quanto tempo leva para transformar auxílio-doença em aposentadoria?

O auxílio-doença, conhecido como benefício por incapacidade temporária, pode ser transformado em aposentadoria por invalidez em determinados casos.

Amanda Birck
Amanda Birck - Jornalista
Em 10/04/2024 - 12:36
Atualizado em 10/04/2024 - 12:34
Share

É comum que muitos beneficiários se perguntem quanto tempo leva para transformar o benefício por incapacidade temporária, conhecido como auxílio-doença, em aposentadoria por invalidez.

Conteúdo
Troca de auxílio-doença para aposentadoria por invalidezProcesso de mudançaSolicitação de auxílio-doença sem perícia médica

Nesse sentido, é importante ter em mente que o auxílio-doença é um benefício devido aos segurados que comprovem estar incapacitados temporariamente para o trabalho ou atividade habitual.

Leia também

Calendário INSS
INSS de Fevereiro 2025: veja quando o benefício começa a ser pago
Auxílio-reclusão não pode ser inferior ao salário mínimo; veja regras
Mei Caminhoneiro está em vigor no país; veja regras atualizadas

Já a aposentadoria por invalidez é concedida aos trabalhadores que se tornam inaptos para exercer qualquer tipo de atividade profissional, sem a possibilidade de reabilitação para outro serviço.

Sabendo disso, confira abaixo quanto tempo pode demorar para transformar o auxílio-doença em aposentadoria.

Troca de auxílio-doença para aposentadoria por invalidez

Antes de mais nada, é preciso entender que não existe um tempo exato para transformar o auxílio-doença em aposentadoria. Tudo irá depender da saúde do segurado e de sua possibilidade de retorno para o serviço.

Esse e outros detalhes são analisados na perícia médica, por meio da constatação das condições do beneficiário e definição se ele poderá ou não continuar recebendo o benefício por incapacidade temporária.

Passada a avaliação, o cidadão deve prestar atenção na data de liberação do resultado do exame, que pode ser conferido no site do Meu INSS ou aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, bem como na Central de Atendimento 135.

Com o resultado, no mesmo dia já será possível saber se existe a possibilidade de transformar o auxílio-doença em aposentadoria.

Processo de mudança

Muitos cidadãos podem acreditar que, após dois anos de incapacidade, a aposentadoria por invalidez já é cabível. Contudo, essa informação é errônea.

Como informado anteriormente, para ter direito à aposentadoria por invalidez, é necessário que a incapacidade do trabalhador seja considerada permanente para qualquer profissão. Essa condição é conhecida como incapacidade omniprofissional.

Também é importante ter em mente que os segurados que ingressarem com ação judicial para converter o benefício em aposentadoria não terão prejuízos ou repercussões negativas no recebimento do abono.

Nesse sentido, enquanto a ação está em tramitação, o beneficiário continua recebendo seu benefício normalmente, desde que o perito constate os requisitos necessários para sua manutenção.

A ação, caso julgada improcedente, não irá interromper o envio dos valores. Isso também não irá impedir que, no futuro, um perito constate que a incapacidade é total e permanente, concedendo então a aposentadoria por invalidez.

Solicitação de auxílio-doença sem perícia médica

No mês passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou uma portaria que amplia o pedido do auxílio por incapacidade temporária.

Desde julho de 2023, o órgão concede o benefício sem a necessidade de perícia médica, mas com agendamento para encaminhar os documentos necessários.

Contudo, com a nova portaria, a entrega dos dados pode ser feita em qualquer agência da Previdência Social sem agendamento.

Junto disso, ainda em março, o instituto e os Correios firmaram uma parceria. A partir deste mês, o benefício também poderá ser solicitado nas agências da ECT.

Com o acordo, os segurados poderão acessar os benefícios previdenciários com maior facilidade e menos burocracia, especialmente o auxílio-doença, sem que seja necessário passar pela perícia médica.

Na avaliação, os funcionários dos Correios irão auxiliar os cidadãos a realizarem o requerimento utilizando o Atestmed, sistema do INSS que permite a solicitação do benefício por incapacidade por meio da análise documental.

Com o pedido, os responsáveis irão receber e digitalizar a documentação, de modo que os dados sejam enviados para o instituto com mais rapidez. O procedimento também pode ser realizado pela central 135.

Share
Facebook Copy Link Print

Leia também

valor auxílio-doença, parcela do auxílio-doença
INSS

Auxílio-doença: confira qual é o valor máximo do benefício em 2024

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
23/04/2024 - 09:50
Valor do BPC 2025, BPC, salário mínimo 2025
INSS

BPC 2025 já tem novo valor previsto pelo Governo; veja qual é

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
23/04/2024 - 08:00
Consulta do 13º, 1ª parcela, INSS
INSS

13º do INSS: valor da primeira parcela já pode ser consultado; veja como

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
22/04/2024 - 21:00
aposentadoria, INSS, qualidade de segurado
INSS

INSS informa regras sobre a perda de “qualidade de segurado”

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
22/04/2024 - 19:35
Tarifa Social de Energia Elétrica, desconto de energia, desconto na conta de luz
INSS

Beneficiários do BPC têm direito a desconto na conta de luz

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
22/04/2024 - 13:00
Doença de Parkinson, Auxílio doença, INSS
INSS

Doença de Parkinson dá direito ao auxílio-doença em 2024?

Amanda Birck
Amanda Birck
21/04/2024 - 16:00
b8 Notícias - Portal de conteúdo
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?