O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, já está se planejando para fazer os pagamentos do mês-base de março para os inscritos no Benefício de Prestação Continuada, BPC. Segundo calendário oficial, a nova rodada começará a ser depositada no dia 22/3.
Para ter direito à parcela do programa, é necessário ter sido aprovado após análises internas do instituto. O pedido pode ser feito pelo site ou app “Meu INSS” (Android e iOS). Basta entrar com os dados cadastrados no portal GOV.BR e seguir o passo a passo.
Na tela inicial, os usuários devem visualizar algumas opções de serviços no menu. A solicitação será possível ao clicar em “Novo Pedido”. Em seguida, os cidadãos devem selecionar “Benefício Assistencial ao Idoso” ou “À Pessoa com Deficiência”.
Tudo dependerá de qual grupo os usuários pertencem. Feito isso, uma série de informações deverão ser preenchidas, também sendo necessário enviar os documentos comprobatórios. Geralmente, o instituto demora 45 dias ou mais para analisar os dados.
A consulta também pode ser efetuada na mesma plataforma, mas, em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato com a Central de Atendimento do INSS, que funciona pelo número 135 de segunda a sábado, das 7h às 22h (exceto feriados nacionais).
Em nossa matéria, vamos explicar todas as regras vigentes para o benefício durante o mês-base de março. Você também confere se haverá ou não reajuste no valor das parcelas, que equivale ao salário mínimo vigente no país. Mantenha-se informado conosco.
Calendário BPC de março: datas anunciadas
O INSS já divulgou o calendário completo dos pagamentos a serem feitos durante o ano de 2024, inclusive ao considerarmos o mês-base de março. Conforme informações anunciadas, a próxima rodada de depósitos terá início no dia 22/3.
O escalonamento das datas continua sendo regido pela mesma lógica de antes: organização conforme o penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício), conforme exemplo em negrito: 000.000.000-0.
Nos meses anteriores, houve antecipação do calendário como medida emergencial para beneficiários que vivem em cidades onde houve decreto de calamidade/emergência. Nesses casos, os depósitos geralmente são feitos no primeiro dia do cronograma.
Até então, o INSS não confirmou se a mesma medida será adotada em março e, por isso, as datas anunciadas anteriormente continuam valendo. Confira o calendário do BPC de março:
- Penúltimo dígito 1 do NB: 22 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 25 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 3 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 4 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 5 de abril de 2024.
Qual será o valor das parcelas deste mês?
O reajuste no valor das parcelas foi aprovado no início de 2024, tendo em vista que o benefício equivale sempre ao salário mínimo que está vigente no Brasil. Sendo assim, as cotas passaram de R$ 1.320,00 para R$ 1.412,00 por beneficiário.
Não existe nenhuma previsão de reajuste para os próximos meses do ano. Caso isso aconteça, o INSS deverá informar de maneira antecipada sobre a decisão. A consulta atualizada do valor, inclusive, poderá ser feita pelo site ou app “Meu INSS”.