b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Lendo agora Nova lei da cidadania portuguesa entra em vigor; veja principais alterações
b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Search
  • b8 Notícias
  • Calendário Bolsa Família
Follow US

b8 Notícias > Governo > Nova lei da cidadania portuguesa entra em vigor; veja principais alterações

Governo

Nova lei da cidadania portuguesa entra em vigor; veja principais alterações

Entenda como as alterações na lei da cidadania portuguesa modificam os critérios para concessão desse título aos estrangeiros.

Cecília Fernandes
Cecília Fernandes - Jornalista
Em 04/04/2024 - 11:00
Atualizado em 04/04/2024 - 11:00
Share

Em março deste ano, foi publicada no Diário da República de Portugal uma série de alterações na Lei da Nacionalidade. Com a nova lei da cidadania portuguesa entrando em vigor a partir de hoje, 1º de abril, as mudanças podem afetar estrangeiros.

Conteúdo
O que muda na nova lei da cidadania portuguesa?Alterações para as famíliasAtualização dos procedimentos de concessão de cidadania

Em geral, a Lei da Nacionalidade define os parâmetros legais para considerar uma pessoa como cidadã portuguesa. Atualmente, está em sua 11ª versão, originada em 1981. Entenda mais sobre as alterações a seguir.

Leia também

CadÚnico, regras atualizadas, regras 2025, salário mínimo 2025, PLDO
CadÚnico terá regras atualizadas em 2025; veja previsão
Comissão da Câmara aprova projeto que estende Auxílio Gás por mais 10 anos
Abono PIS/Pasep: veja quem ainda recebe a rodada de 2024

O que muda na nova lei da cidadania portuguesa?

A princípio, a maior mudança na lei da cidadania portuguesa é o estabelecimento de um total de cinco anos de permanência no país para que o estrangeiro inicie o processo de cidadania. Anteriormente, os anos de espera pela autorização de residência não eram contabilizados.

Portanto, se a pessoa estivesse residindo em Portugal há dois anos, período médio de espera pela autorização de residência, esse tempo não era contabilizado. Isso ocorria porque o cálculo se iniciava a partir da emissão deste documento.

Com essa mudança, será contabilizado desde a permissão provisória. Essa alteração facilita a obtenção da cidadania, uma vez que o alto volume de autorizações de residência tende a atrasar o processo de emissão do documento.

Outra modificação se refere ao tratamento dos descendentes de judeus sefarditas. Neste caso, a concessão será feita por meio da comprovação genealógica e apresentação de provas da conexão com a nação portuguesa.

Alterações para as famílias

A nova lei da cidadania portuguesa também prevê a concessão de cidadania para filhos estrangeiros reconhecidos por pais portugueses após os 18 anos. No entanto, é necessário possuir decisão judicial favorável neste caso.

Além disso, os pais de crianças nascidas em território português poderão ser naturalizados. Contudo, os procedimentos referentes à ausência de antecedentes criminais e reconhecimento da língua continuam sendo obrigatórios neste caso.

Conforme estabelecido no processo legislativo português, a publicação no Diário da República de Portugal é o último passo para que a medida entre em vigor. No país, a lei passa a valer a partir de hoje, 1º de abril.

Atualização dos procedimentos de concessão de cidadania

Além dessas mudanças na redação e aplicação da legislação, a atualização na lei da cidadania portuguesa também acompanha uma transição para o sistema eletrônico. Portanto, os processos serão realizados digitalmente, e não apenas fisicamente.

Antes dessa modificação, era necessário que as pessoas enviassem os documentos impressos e formalmente reconhecidos em cartório para os órgãos oficiais. No Brasil, isso é feito através do Consulado Português.

Com o objetivo de acelerar o processo, muitas pessoas viajavam até o país para resolver essas questões burocráticas, enquanto na condição de turistas. No entanto, agora será possível criar o protocolo por via eletrônica, reduzindo o tempo de espera.

Contudo, ainda não se sabe ao certo como isso vai ocorrer na prática. Apesar disso, espera-se reduzir o volume de documentos emitidos, enviados e processados por órgãos oficiais portugueses, incentivando a digitalização desses dados.

A expectativa é que seja disponibilizado um registro e senha eletrônica para a pessoa acompanhar pela internet. Entretanto, essa etapa de concessão não exclui a necessidade de realizar entrevistas presenciais, quando solicitado.

Share
Facebook Copy Link Print

Leia também

Auxílio Gás, Abril, Parcela
Governo

Auxílio Gás: veja quem ainda tem direito à parcela de abril

Amanda Birck
Amanda Birck
23/04/2024 - 12:25
CNH, motoristas, Detran, Lei Seca
Governo

Nova lista de motoristas com CNH suspensa é divulgada pelo Detran

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
22/04/2024 - 22:00
Crédito para MEI, MEI, microempreendedor, pequenas empresas, programa acredita, desenrola para MEIs
Bolsa FamíliaGoverno

Bolsa Família: medida que libera crédito para quem quer se tornar MEI deve ser assinada hoje (22)

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
22/04/2024 - 17:00
PL visão monocular, visão monocular, renovação CNH
Governo

Comissão aprova projeto que prevê desconto de 50% na renovação da CNH

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
22/04/2024 - 10:00
terra da gente, reforma agrária
Governo

Governo lança “Terra da Gente” para ampliar reforma agrária no país

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
21/04/2024 - 19:00
Abono PIS/Pasep 2025 já tem teto previsto pelo Governo; veja valor, abono pis/pasep, abono salarial pis/pasep, abono pis/pasep 2024, abono pis/pasep 2025
Governo

Abono PIS/Pasep 2025 já tem teto previsto pelo Governo; veja valor

Cecília Fernandes
Cecília Fernandes
21/04/2024 - 18:00
b8 Notícias - Portal de conteúdo
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?