b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Lendo agora Imposto de Renda 2024: quais documentos são necessários para a declaração?
b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Search
  • b8 Notícias
  • Calendário Bolsa Família
Follow US

b8 Notícias > Economia > Imposto de Renda 2024: quais documentos são necessários para a declaração?

Economia

Imposto de Renda 2024: quais documentos são necessários para a declaração?

Com a aproximação do prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024, os contribuintes precisam organizar os documentos.

Cecília Fernandes
Cecília Fernandes - Jornalista
Em 03/03/2024 - 18:10
Atualizado em 06/03/2024 - 12:13
Share

A Receita Federal confirmou o prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2024 entre os dias 15 de março e 31 de maio deste ano. Neste contexto, os contribuintes precisam organizar os documentos para enviar a declaração corretamente. 

Conteúdo
Quais são os documentos necessários para a declaração?1. Documentos pessoais 2. Comprovante de rendimentos3. Comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis4. Comprovantes de aluguel5. Documentos sobre bens e direitos6. Documentos sobre atividades rurais7. Declarações anteriores

No geral, devem ser informados os rendimentos obtidos no ano-base 2023, incluindo os rendimentos trabalhistas e de benefícios. Apesar disso, as regras oficiais de quem precisa declarar neste ano ainda não foram divulgadas pela Receita. Entenda a seguir.

Leia também

Calendário INSS
INSS de Fevereiro 2025: veja quando o benefício começa a ser pago
Mei Caminhoneiro está em vigor no país; veja regras atualizadas
CadÚnico terá regras atualizadas em 2025; veja previsão

Quais são os documentos necessários para a declaração?

1. Documentos pessoais 

O contribuinte precisa portar o número de Registro Geral (RG) e do Cadastro de Pessoa Física (CPF). Caso aplicável, é importante ter em mãos o Título de Eleitor, pois pode ser solicitado em alguns casos.

Em relação ao número de CPF, o cidadão precisa portar o próprio, mas também de todos os dependentes que estão associados com os rendimentos e despesas do ano-base. É possível consultar essas informações pelo site da Receita Federal. 

2. Comprovante de rendimentos

Em termos simples, o informe de rendimentos é um relatório dos rendimentos de um consumidor. Este documento é enviado por instituições financeiras, empregadores e empresas onde o contribuinte tenha prestado serviços como autônomo. 

Neste documento estão presentes todos os rendimentos tributáveis, os rendimentos não tributáveis, eventuais retenções na fonte e os rendimentos isentos. Todos esses dados devem ser informados na declaração. 

3. Comprovantes de pagamentos e despesas dedutíveis

Esses são os documentos de comprovam as despesas dedutíveis. Por definição, são os gastos com saúde, educação, previdência privada, pensão alimentícia e serviços dessa natureza.

Essas despesas são aquelas que amortizam a base de cálculo do Imposto de Renda. Isso porque o valor desses gastos é sempre subtraído dos rendimentos totais, o que reduz também o valor-base para o cálculo do Imposto de Renda. 

4. Comprovantes de aluguel

Os comprovantes de aluguel contemplam tanto aqueles que foram pagos para o locatário quanto os que foram recebidos, se você for o inquilino na relação. Esses rendimentos precisam estar indicados na declaração, com base no acordo do contrato.

Comumente, esses informes são fornecidos pela imobiliária responsável, ou pela instituição financeira por onde foram informados os pagamentos.

5. Documentos sobre bens e direitos

Os documentos que comprovem a posse de bens, como contratos e comprovantes, precisam ser apresentados na declaração. Isso inclui bens como imóveis, investimentos, veículos, estabelecimentos comerciais e afins. 

Neste contexto, os contribuintes podem apresentar também as escrituras, extratos bancários, informes de rendimentos e investimentos ou outros tipos. O mais importante é que esse documento seja de caráter comprobatório, não informativo.

6. Documentos sobre atividades rurais

Caso você tenha alguma atividade rural, é necessário apresentar os documentos que comprovem qual foi a sua receita bruta anual nesse espaço de atuação. Isso inclui despesas relacionadas com a atividade, mas também documentos específicos.

Para atender essa demanda, o Governo Federal disponibiliza o Demonstrativo da Atividade Rural. Basicamente, isso funciona como uma declaração de ajuste anual do Imposto de Renda das Pessoas Físicas nessa área. 

7. Declarações anteriores

As declarações dos anos anteriores também são importantes, em especial se você precisar transferir dados antigos para o documento deste ano. Como alguns contribuintes não optam pela declaração pré-preenchida, é importante ter essa referência. 

Share
Facebook Copy Link Print

Leia também

Restituição, Lotes, Prioridade
Economia

Os dois primeiros lotes da restituição do IR serão pagos a grupos prioritários

Amanda Birck
Amanda Birck
23/04/2024 - 14:09
Lote residual, restituição, IR 2023
Economia

Consulta de novo lote residual do IR será liberada nesta terça (23)

Amanda Birck
Amanda Birck
23/04/2024 - 10:30
CNH, Câmara dos Deputados, exame CNH
Economia

Comissão da Câmara aprova aumento de tempo para exames da CNH

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
23/04/2024 - 10:00
DASN-SIMEI, MEI, Declaração
Economia

Declaração de MEI, DASN-SIMEI, deve ser feita até 31/5; veja valor da multa

Amanda Birck
Amanda Birck
21/04/2024 - 14:00
superávit primário, PLDO, meta fiscal 2025
Economia

Superávit primário poderá ocorrer somente a partir de 2026, propõe Governo

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
21/04/2024 - 12:00
Restituição via Pix, Pré-preenchida, Pix
Economia

Imposto de Renda: saiba como escolher Pix para receber sua restituição

Amanda Birck
Amanda Birck
20/04/2024 - 21:00
b8 Notícias - Portal de conteúdo
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?