b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Lendo agora IA será usada para revisar benefício negado do INSS
b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Search
  • b8 Notícias
  • Calendário Bolsa Família
Follow US

b8 Notícias > Notícias INSS > IA será usada para revisar benefício negado do INSS

INSS

IA será usada para revisar benefício negado do INSS

O Programa "Pacifica" foi anunciado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias. Confira como a tecnologia irá funcionar no país.

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano - Jornalista Chefe
Em 08/04/2024 - 10:08
Atualizado em 08/04/2024 - 09:10
Share

A Advocacia-Geral da União (AGU) compareceu ao Brazil Conference at Harvard & MIT no último sábado, 6/4. Representada por Jorge Messias, a instituição trouxe algumas novidades que serão implementadas por meio de um projeto, chamado de “Pacifica”.

Conteúdo
Programa PacificaNovo pente-fino será feito neste anoRevisão do Bolsa Família

A ideia é de usar uma inteligência artificial para analisar os benefícios que forem negados pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Em linhas gerais, a medida tem o propósito de agilizar o procedimento sem ser necessário recorrer sempre ao Judiciário.

Leia também

Calendário INSS
INSS de Fevereiro 2025: veja quando o benefício começa a ser pago
Auxílio-reclusão não pode ser inferior ao salário mínimo; veja regras
Mei Caminhoneiro está em vigor no país; veja regras atualizadas

“Nós temos esse papel constitucional e vamos fazê-lo, cumprindo nossa missão e dando nossa contribuição decisiva para desafogar o Judiciário”, disse o advogado-geral da União, Jorge Messias, durante o evento.

“É o que estamos construindo com essa visão de desjudicialização, de entrega de direitos para a sociedade. Quando o cidadão pleiteia no Judiciário, ele está pleiteando essencialmente o Estado brasileiro”, complementou.

Programa Pacifica

Desde 2015, a Brazil Conference é realizada pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston/EUA. A nova edição ocorreu no último sábado, 6/4, com a presença do advogado-geral da União, Jorge Messias.

Ele palestrou a respeito das possibilidades que a IA possuem para “revolucionar o sistema de Justiça brasileiro”. Durante a sua fala, o profissional citou um programa que está em desenvolvimento para agilizar a análise de benefícios negados pelo INSS.

O “Pacifica” está sendo elaborado para amenizar os litígios por meio da inteligência artificial, sendo que a ideia é de levar a proposta adiante nas próximas semanas. Além disso, a estimativa é que a medida entre em prática a partir do mês de junho.

O programa tem parceria com a Defensoria Pública da União. Por meio dele, os cidadãos que tiverem pedidos negados de benefícios junto ao INSS poderão obter a elegibilidade com a avaliação feita por meio da nova tecnologia.

E isso antes mesmo que os solicitantes tenham que recorrer ao Judiciário para dar prosseguimento ao recurso. O debate na Brazil Conference também contou com a presença de outras personalidades políticas:

  • Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux;
  • Procurador-geral da República, Paulo Gonet;
  • Juíza estadual e conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Renata Gil;
  • Coordenadora da Escola Nacional da Magistratura (ENM), Marcela Bocayuva;
  • Co-presidente da Brazil Conference, Erik Navarro.

Novo pente-fino será feito neste ano

Vale salientar que o INSS está planejando uma nova revisão nos benefícios já concedidos, com o objetivo de reavaliar os dados e economizar os recursos da autarquia. O procedimento começará pelo Benefício de Prestação Continuada.

Na primeira etapa, o instituto apenas verificará quem não precisa passar por uma reavaliação, como é o caso dos inscritos que estão no espectro autista. Haverá convocação de beneficiários que precisam regularizar os dados a partir do mês de maio.

No pente-fino, também serão avaliadas as informações dos inscritos em dois programas específicos: auxílio-doença (atual benefício por incapacidade temporária) e seguro defeso. No primeiro caso, haverá o chamamento para uma nova perícia médica.

A medida apenas contemplará os contribuintes que estão há, pelo menos, um ano recebendo as parcelas do auxílio-doença. O INSS também analisará os dados do seguro defeso, no sentido de identificar possíveis fraudes ou irregularidades nos cadastros.

Revisão do Bolsa Família

Ainda em março, a equipe que operacionaliza o Bolsa Família já havia sinalizado a vontade de implementar uma IA para qualificar a lista de contemplados com o programa. A intenção é de identificar pessoas que não possuem direito às parcelas mensais.

Até porque, segundo dados preliminares, cerca de 2% dos beneficiários não atendem aos critérios gerais do Bolsa Família: renda per capita de até R$ 218 e cadastro atualizado no CadÚnico do Governo Federal para Programas Sociais.

A eficácia do uso da tecnologia virá do cruzamento desses dados e de outros bancos, como o do próprio Bolsa Família. A fase experimental da IA já se encerrou e, agora, a equipe está aperfeiçoando o sistema para colocá-lo em prática.

No entanto, ainda não existe prazo definido para sua vigência. O economista Fabrício Leite, formado na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), comentou suas impressões sobre esse novo processo de revisão que será implementado no país.

“É primordial que o governo faça esse tipo de revisão. E ótimo que seja com inteligência artificial, mas que a inteligência e o afeto humano não sejam colocados de lado também, afinal se trata de pessoas beneficiárias de um programa social e por definição essas pessoas estão ou deveriam estar em situação de vulnerabilidade social”, afirma ao portal B8 Notícias.

“O ideal é aliar essas inteligências e fazer uma revisão justa, para que não vejamos casos de pessoas que efetivamente não precisem do programa estarem recebendo, o que infelizmente também acontece”, complementa.

Share
Facebook Copy Link Print

Leia também

valor auxílio-doença, parcela do auxílio-doença
INSS

Auxílio-doença: confira qual é o valor máximo do benefício em 2024

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
23/04/2024 - 09:50
Valor do BPC 2025, BPC, salário mínimo 2025
INSS

BPC 2025 já tem novo valor previsto pelo Governo; veja qual é

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
23/04/2024 - 08:00
Consulta do 13º, 1ª parcela, INSS
INSS

13º do INSS: valor da primeira parcela já pode ser consultado; veja como

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
22/04/2024 - 21:00
aposentadoria, INSS, qualidade de segurado
INSS

INSS informa regras sobre a perda de “qualidade de segurado”

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
22/04/2024 - 19:35
Tarifa Social de Energia Elétrica, desconto de energia, desconto na conta de luz
INSS

Beneficiários do BPC têm direito a desconto na conta de luz

Bruno Destéfano
Bruno Destéfano
22/04/2024 - 13:00
Doença de Parkinson, Auxílio doença, INSS
INSS

Doença de Parkinson dá direito ao auxílio-doença em 2024?

Amanda Birck
Amanda Birck
21/04/2024 - 16:00
b8 Notícias - Portal de conteúdo
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?