b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Lendo agora Febraban emite novo alerta sobre golpe do boleto falso; veja como se proteger
b8 Notíciasb8 Notícias
  • Últimas notícias
  • Bolsa Família
  • INSS
  • Economia
  • Governo
  • Educação
Search
  • b8 Notícias
  • Calendário Bolsa Família
Follow US

b8 Notícias > Economia > Febraban emite novo alerta sobre golpe do boleto falso; veja como se proteger

Economia

Febraban emite novo alerta sobre golpe do boleto falso; veja como se proteger

O golpe do boleto falso permite que os criminosos adulterem informações nos documentos sem que os usuários percebam antes de pagá-los.

Amanda Birck
Amanda Birck - Jornalista
Em 02/04/2024 - 17:10
Atualizado em 02/04/2024 - 17:10
Share

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um novo alerta sobre uma onda de golpes na qual criminosos utilizam um vírus de computador para alterar boletos bancários no momento da impressão.

Conteúdo
Golpe do boleto falsoComo se proteger?Uso do DDA

O ataque ocorre assim que o usuário recebe um documento, sem a presença de um vírus ou qualquer outro método de contaminação. A alteração só pode ser percebida ao conferir os dados no momento do pagamento.

Leia também

Calendário INSS
INSS de Fevereiro 2025: veja quando o benefício começa a ser pago
Mei Caminhoneiro está em vigor no país; veja regras atualizadas
CadÚnico terá regras atualizadas em 2025; veja previsão

O boleto é uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos cidadãos. Só no ano passado, foram emitidos 4,2 bilhões de documentos desse tipo. Portanto, tomar as devidas providências para se proteger do golpe do boleto falso é fundamental.

Golpe do boleto falso

Como informado anteriormente, o golpe do boleto ocorre por meio da invasão do endereço de e-mail e do uso de uma ferramenta que pode alterar códigos de barra.

Quando um usuário recebe um documento desse tipo, os golpistas invadem a conta, selecionam o boleto e alteram seus dados, como o valor e a conta para onde o dinheiro será depositado. Assim, o pagamento é desviado.

Ao imprimir o boleto para pagá-lo, a vítima pode não conferir os dados corretamente antes de efetuar a operação. De acordo com a Febraban, o perigo está no momento da impressão.

Em parceria com a empresa de cibersegurança Kaspersky, a federação reforça o alerta sobre o risco de imprimir boletos bancários.

Além disso, existe uma tendência cada vez maior das empresas enviarem suas faturas mensais por e-mail, que foi como os criminosos desenvolveram o golpe, circulando na internet desde o ano passado. Saber como se proteger disso é fundamental.

Como se proteger?

Uma das principais recomendações da Febraban é prestar muita atenção aos dados do recebedor dos pagamentos antes de efetuar a operação.

Com a entrada em operação da Plataforma Centralizada de Recebíveis (PCR), é obrigatório que todos os boletos sejam registrados antes de serem emitidos.

Para que isso seja possível, os bancos devem incluir uma série de informações no documento, como o CPF ou CNPJ do emissor, valor, data de vencimento e nome e número do CPF ou CNPJ de quem irá pagar.

Durante o pagamento, independentemente do canal utilizado, os dados do beneficiário serão mostrados, o que permite que o usuário confira os dados no boleto físico.

Portanto, se a conta não parecer pertencer ao beneficiário correto, o cliente não deve de maneira alguma concluir a operação. Em caso de dúvidas, é fundamental entrar em contato com o SAC da empresa.

Outra forma de se proteger é solicitar às instituições um arquivo enviado em formato PDF. Ele torna a adulteração muito mais difícil para os golpistas. Ter um antivírus atualizado também impede a possibilidade de cair em uma série de armadilhas online.

Uso do DDA

Para evitar pagar boletos falsos, a Febraban recomenda o uso do Débito Direto Autorizado (DDA). Com o cadastro, o cliente só receberá a versão eletrônica de todos os boletos emitidos em seu nome.

Como o serviço obtém as informações da PCR, não há possibilidade de o documento ser fraudado por algum criminoso que tente se passar por uma empresa.

Antes de aderir ao DDA, porém, é preciso ficar atento. O serviço não é a mesma coisa que o débito automático, no qual o consumidor permite que a instituição pague qualquer título na data de vencimento, sem intermediação.

No DDA, o cliente permite que o banco o notifique sempre que um boleto é emitido em seu nome. O documento fica disponível para pagamento, mas a operação não é realizada automaticamente.

Share
Facebook Copy Link Print

Leia também

Restituição, Lotes, Prioridade
Economia

Os dois primeiros lotes da restituição do IR serão pagos a grupos prioritários

Amanda Birck
Amanda Birck
23/04/2024 - 14:09
Lote residual, restituição, IR 2023
Economia

Consulta de novo lote residual do IR será liberada nesta terça (23)

Amanda Birck
Amanda Birck
23/04/2024 - 10:30
CNH, Câmara dos Deputados, exame CNH
Economia

Comissão da Câmara aprova aumento de tempo para exames da CNH

Gabriela Oliva
Gabriela Oliva
23/04/2024 - 10:00
DASN-SIMEI, MEI, Declaração
Economia

Declaração de MEI, DASN-SIMEI, deve ser feita até 31/5; veja valor da multa

Amanda Birck
Amanda Birck
21/04/2024 - 14:00
superávit primário, PLDO, meta fiscal 2025
Economia

Superávit primário poderá ocorrer somente a partir de 2026, propõe Governo

Giovana Rodrigues
Giovana Rodrigues
21/04/2024 - 12:00
Restituição via Pix, Pré-preenchida, Pix
Economia

Imposto de Renda: saiba como escolher Pix para receber sua restituição

Amanda Birck
Amanda Birck
20/04/2024 - 21:00
b8 Notícias - Portal de conteúdo
  • Contato
  • Quem somos
  • Política de privacidade
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?