O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2024 começou na última sexta-feira (15/3) e irá até o dia 31 de maio. Para aqueles interessados, a restituição já pode ser antecipada em alguns bancos.
A antecipação da restituição é um processo que permite que o contribuinte receba, sem precisar esperar pelo seu lote, o valor que a Receita Federal devolveria pelo imposto pago a mais no ano-base de 2023.
As linhas de crédito para agilizar o pagamento já estão sendo oferecidas pelos grandes bancos, mas é fundamental conhecer os critérios desse tipo de empréstimo e estudá-los com atenção.
Para entender mais sobre o assunto, confira abaixo como funciona a antecipação da restituição do IR 2024 e veja também o calendário oficial da restituição.
Antecipação da restituição do IR 2024
Pelo menos quatro dos principais bancos do país já estão oferecendo a linha de empréstimo que permite antecipar o pagamento da restituição do IR.
As ofertas desse tipo começaram antes mesmo do início do prazo de envio das declarações.
De acordo com a Folha de S. Paulo, das 14 instituições financeiras consultadas, o Banco do Brasil, Bradesco e Santander prometem emprestar até 100% do valor previsto para receber na restituição.
Enquanto isso, a Caixa Econômica pode disponibilizar até 75% da quantia e outros bancos como C6, Itaú, Nubank, Pan e Ame Digital informaram que não irão oferecer o serviço.
Como funciona?
A restituição do IR 2024 será paga em cinco lotes, dos meses de maio a setembro.
Em vez de esperar pelo lote correto para receber o pagamento, ao optar pela antecipação do crédito com um banco, o cliente poderá ter seu dinheiro imediatamente.
De certa forma, essa linha funciona como um empréstimo, mas com juros menores, visto que existe a garantia de pagamento para o banco.
Para contratar o serviço, o contribuinte deve declarar a conta do banco onde fará a linha de crédito de antecipação como conta bancária para receber a restituição.
Assim, quando a devolução for paga, o dinheiro vai para o banco e o financiamento é quitado.
Cuidados com o financiamento
A decisão de contratar uma linha de crédito para antecipar a restituição deve ser feita com cuidado. Antes de mais nada, é fundamental avaliar suas condições financeiras para entender se será ou não possível arcar com uma dívida do tipo.
O contribuinte deve fazer uma pesquisa nos bancos. Mesmo que as taxas de juros sejam mais baixas, é preciso ter em mente que, caso um cidadão só entre no quinto lote de restituição, só poderá receber o valor em setembro.
Isso significa que ele pagará pelo menos seis meses de juros, caso solicite a antecipação ainda neste mês. Dependendo do caso, a pessoa pode não receber o valor integral do empréstimo, visto que o banco desconta o IOF e os juros.
Calendário de restituição
De acordo com o que foi divulgado pela Receita Federal, os cinco lotes da restituição foram divididos para as seguintes datas:
- Primeiro lote: 31 de maio;
- Segundo lote: 28 de junho;
- Terceiro lote: 31 de julho;
- Quarto lote: 30 de agosto;
- Quinto lote: 30 de setembro.
Já a ordem de prioridade é a seguinte:
- Idosos acima de 80 anos;
- Idosos entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou restituição via Pix;
- Demais contribuintes.