O Ministério da Educação abriu as inscrições para a primeira edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2024 nesta terça-feira (12/3).
Essa iniciativa representa uma oportunidade para os estudantes que buscam financiar seus estudos no ensino superior. O edital, contendo as regras e o cronograma completo do Fies 2024, foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 7 de março.
As inscrições estarão disponíveis até sexta-feira, dia 15 de março, e podem ser realizadas gratuitamente através do portal Acesso Único.
A divulgação dos resultados da pré-seleção na chamada única está agendada para o dia 21 de março. Para o ano de 2024, estão sendo ofertadas 112.168 vagas no Fies. Os candidatos não pré-selecionados serão automaticamente inseridos na lista de espera.
Durante o período de 28 de março a 30 de abril, eles poderão ser convocados, oferecendo uma segunda chance aos candidatos que não foram selecionados previamente.
Requisitos para ingressar no Fies 2024
Para se qualificar para o Fies, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma das edições a partir de 2010.
Além disso, é fundamental obter uma pontuação média de pelo menos 450 nas cinco provas e ter nota superior a zero na redação. E um alerta: o candidato não pode ter participado do Enem apenas como “treineiro”.
Outro requisito é ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até 3 salários mínimos. Estes critérios têm como objetivo garantir que os beneficiários do Fies atendam a um padrão mínimo de desempenho acadêmico e necessidade socioeconômica.
Alteração
Uma mudança no edital refere-se à seleção de cursos pelos candidatos. Agora, ao se inscrever no Fies, o estudante poderá escolher até três opções de cursos.
Anteriormente, era necessário que os cursos selecionados pertencessem ao mesmo agrupamento de áreas, o que restringia a inscrição em um curso específico em diferentes instituições e/ou localidades.
Com essa alteração, o candidato tem a liberdade de escolher três opções de cursos de diferentes áreas do conhecimento.
Fies 2024
O Fies, uma iniciativa do governo federal, visa facilitar o acesso ao ensino superior por meio de financiamento estudantil. No programa, o estudante realiza todo o curso e inicia o pagamento apenas após a formatura.
Uma mudança na legislação, em 2017, encerrou a modalidade de financiamento total das mensalidades, tornando necessário que o aluno arque com uma parte da mensalidade mensalmente.
Para este ano, o financiamento de 100% dos cursos será disponibilizado exclusivamente para o Fies Social.
Esse programa é destinado a atender estudantes inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), cuja renda familiar per capita não ultrapasse meio salário-mínimo. Metade das vagas do Fies 2024 está reservada para esse grupo.
Os candidatos interessados devem atentar-se aos requisitos e procedimentos exigidos pelo programa para participar do processo de inscrição.
Cronograma oficial do Fies
- Inscrições: 12/3 a 15/3;
- Resultado da pré-seleção: 21/3;
- Complementação da inscrição para os candidatos pré-selecionados: 22/3 a 26/3;
- Lista de espera: 28/3 a 30/4.