O prazo para a declaração do Imposto de Renda 2024 começou neste mês de março e se estende até o dia 31 de maio.
O processo de envio da documentação precisa ser realizado com cuidado. Isso porque determinados erros podem levar à malha fiscal.
Popularmente conhecida como malha fina, esse procedimento da Receita Federal identifica divergências nos dados informados. Quando isso acontece, dizemos que a declaração caiu na malha fina.
A análise da Receita para identificar as inconsistências leva em consideração os dados apresentados pelo cidadão e aqueles repassados por terceiros, como empresas e instituições financeiras.
Vale destacar que ter a declaração na malha fina não significa, necessariamente, que haverá multas. No entanto, é preciso que o cidadão verifique sua situação e faça uma declaração retificadora do IR.
Em alguns casos, também é possível que o contribuinte receba uma intimação fiscal, solicitando que apresente e comprove as informações enviadas na declaração do IR.
Considerando a importância da correção do documento, é essencial que os contribuintes estejam atentos e verifiquem a situação de sua declaração a tempo.
Por isso, nesta matéria, vamos explicar como fazer a consulta para verificar se sua declaração do Imposto de Renda 2024 está na malha fina da Receita Federal. Confira.
Consulta para verificar se está na malha fina do IR
Para fazer a consulta e descobrir se sua declaração está na malha fina, acesse o site oficial ou o aplicativo do Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS.
Com o serviço aberto, procure pela opção “Pendências de malha” e verifique sua situação.
Por lá, é possível não apenas verificar se a declaração do IR está na malha fina, como também saber o motivo.
Se ocorreram erros de omissão ou preenchimento de dados, é permitido fazer a retificação, desde que o contribuinte ainda não tenha sido intimado.
O documento pode ser corrigido pelo sistema do Programa Gerador de Declaração (PGD). Para isso, procure pela aba “transmitidas” e clique na seta “R”, que representa a opção de retificação.
Agora é só corrigir e entregar a declaração novamente. Quando a retificação for aceita pela Receita Federal, a declaração sairá da malha fina.
Possíveis erros na declaração do IR 2024
A declaração do Imposto de Renda pode cair na malha fina por uma série de erros. No entanto, alguns tipos de problemas são bastante comuns.
Segundo a Receita Federal, entre os erros mais comuns estão:
Omissão de rendimentos
Como o próprio nome indica, este tipo de erro ocorre quando o cidadão não declara seus ganhos e os de seus dependentes do ano anterior.
O erro também vale para quem informa apenas parcialmente os ganhos, uma vez que isso também é considerado omissão.
Despesas médicas
Este tipo de problema está relacionado com a não confirmação da parte que recebeu o valor em casos de despesas médicas.
Isso significa que o contribuinte declarou que teve determinada despesa médica, mas a parte que, em teoria, a recebeu, não confirmou.
Inconsistências do imposto retido
Outro problema comum está relacionado com a inconsistência do imposto retido. Isso acontece quando o contribuinte declara o imposto retido na fonte.
No entanto, verifica-se uma diferença no valor informado por quem fez a retenção.
Vale destacar que quem estiver com a declaração na malha fina e não resolver o problema não poderá receber a restituição do IR.