A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024 é uma das inovações recentes estabelecidas pela Receita Federal. Neste contexto, ela reduz os erros no preenchimento do documento e também acelera os processos de declaração dos rendimentos.
Apesar disso, muitos cidadãos não sabem como acessar a declaração pré-preenchida ou como essa modalidade funciona. Neste ano, o prazo de envio do documento vai do dia 15 de março até 31 de maio. Entenda mais informações a seguir.
Como acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2024?
A declaração pré-preenchida, em sua versão atualizada, estará disponível em todas as plataformas do Imposto de Renda. Portanto, será possível navegar pelo programa IRPF para o computador, com download pelo site do governo.
Ou então, pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS. Os cidadãos conseguirão acessar a declaração pré-preenchida também pelo portal do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).
Em todos estes canais, basta que o usuário clique em “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida” no menu inicial. Depois, será necessário realizar o login com base nas informações do GOV.br para autenticar os dados.
Com isso, o contribuinte consegue fazer a importação da declaração pré-preenchida. Em todos os casos, este é um serviço disponível para usuários com a conta nível prata.
O programa estará provavelmente disponível a partir do dia 15 de março de 2024 – início do prazo para declaração do IR.
Como aumentar o nível da conta?
Como informa o Governo Federal, para aumentar o nível da conta GOV.br do ponto inicial bronze para prata é necessário aumentar os “Selos de Confiabilidade” do seu perfil. Isso é realizado através de alguns mecanismos de autenticação.
Em primeiro lugar, os cidadãos podem incluir o reconhecimento facial pelo aplicativo do GOV.br, disponível para Android e iOS. Assim, poderão conferir as fotos nas bases da Carteira Nacional de Habilitação por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Outra ação que aumenta o nível é realizar a validação dos seus dados por meio do internet banking de um dos bancos credenciados neste sistema. Neste caso, é necessário habilitar o serviço de envio de mensagens no home banking.
No caso dos servidores públicos federais, validar os dados com usuário e senha do SIGEPE também aumenta o nível do perfil. Através dessas ações, você consegue passar a sua conta de nível bronze para nível prata e acessar a declaração pré-preenchida.
Quais são as vantagens da declaração pré-preenchida?
A declaração pré-preenchida utiliza as últimas declarações enviadas pelo contribuinte como base. Dessa maneira, já possui alguns dados básicos sobre o cidadão, principalmente as informações de identificação pessoal e dados bancários.
Na última edição do Imposto de Renda, com referência aos rendimentos do ano-base 2022, os cidadãos que optaram pela declaração pré-preenchida foram priorizados na hora de receber a restituição. Isso porque o processo fica muito mais prático.
A partir da declaração pré-preenchida, é possível reduzir os erros e inconsistências que demandam as chamadas declarações retificadoras. Ademais, a pessoa reduz o risco de cair na malha fina e ficar em dívida com a Receita Federal.
Como se trata de um documento com um alto nível de segurança, há também menos riscos de fraudes, principalmente pela reutilização dos dados das últimas declarações. Portanto, há maior confiabilidade nas informações declaradas.