O novo ciclo de pagamentos do Programa Bolsa Família começa nesta sexta-feira, 15 de março. Como de praxe, a consulta atualizada do benefício é liberada alguns dias antes dos primeiros depósitos.
Assim, os inscritos poderão consultar os valores e informações do benefício, conferindo as datas de liberação e depósitos. De acordo com o calendário do programa, os pagamentos serão concluídos até o dia 28 de março. Entenda mais a seguir.
Como consultar o Bolsa Família?
Os beneficiários inscritos no Bolsa Família podem consultar o pagamento através do aplicativo oficial do programa, disponível para Android e iOS. A Caixa Econômica Federal, agente financeiro do benefício, também disponibiliza outros canais de consulta e atendimento.
Desse modo, é possível acessar as informações por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. No caso dessas duas plataformas, o acesso é realizado através do login e senha, utilizando o número de CPF.
Outra opção é acessar o Portal Cidadão da Caixa, disponível no site da instituição vinculada ao Governo Federal. O acesso é efetuado através do CPF e da senha utilizada no aplicativo do Bolsa Família, depois basta selecionar o benefício no menu.
Os cidadãos que não têm acesso à internet podem ligar para o telefone 121, na central de atendimentos do Ministério da Cidadania. O serviço fica disponível 24 horas durante a semana, pois se trata de um atendimento digital.
Quem preferir o atendimento presencial pode consultar as informações nos balcões dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de sua região. É necessário apresentar os documentos pessoais e o Número de Inscrição Social (NIS).
Calendário de pagamentos do Bolsa Família em março
Em março, os inscritos localizados em cidades que foram atendidas com antecipação do pagamento de fevereiro também recebem as parcelas de forma adiantada. Essas são as regiões com estado de calamidade pública declarada devido às chuvas intensas.
A lista completa dos municípios contemplados pela antecipação está disponível no site do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Para esses cidadãos, os pagamentos serão liberados em outro sistema.
Isso porque a antecipação prevê que todos os beneficiários recebam os valores logo no primeiro dia do calendário do Bolsa Família, no dia 15 de março. Para as demais regiões, os pagamentos serão realizados dentro do esquema tradicional.
Portanto, os beneficiários serão divididos em 10 grupos distintos com base no dígito final do Número de Inscrição Social. A Caixa Econômica Federal escalona os pagamentos ao longo do mês para atender os cidadãos, com base nessas datas:
- NIS terminado em 1: 15 de março de 2024;
- NIS terminado em 2: 18 de março de 2024;
- NIS terminado em 3: 19 de março de 2024;
- NIS terminado em 4: 20 de março de 2024;
- NIS terminado em 5: 21 de março de 2024;
- NIS terminado em 6: 22 de março de 2024;
- NIS terminado em 7: 25 de março de 2024;
- NIS terminado em 8: 26 de março de 2024;
- NIS terminado em 9: 27 de março de 2024;
- NIS terminado em 0: 28 de março de 2024.
O Programa Bolsa Família atende a famílias socialmente vulneráveis no Brasil. Atualmente, são mais de 56 milhões de brasileiros inscritos e beneficiados pela iniciativa social.