Os novos pagamentos do INSS já têm prazo para começar: de acordo com o calendário oficial de depósitos, as parcelas referentes ao mês-base de março serão transferidas a partir do dia 22/3. Não houve reajuste ou qualquer mudança no valor dos benefícios.
Os lotes serão depositados para aposentados, pensionistas e cidadãos que recebem benefícios operacionalizados pelo instituto, como BPC, auxílio-inclusão, salário-maternidade, dentre outros. A lógica de pagamentos continua a mesma dos meses anteriores.
Ou seja, a organização do escalonamento das datas funciona a partir do penúltimo dígito do “NB” (Número de Benefício) de cada segurado. É aquele mesmo algarismo que aparece antes do traço, conforme exemplo em negrito: 000.000.000-0.
Em janeiro e fevereiro, os inscritos do BPC (Benefício de Prestação Continuada) puderam receber o valor de maneira antecipada, especialmente aqueles que vivem em cidades com decreto de calamidade pública e situação de emergência.
O governo federal abriu a possibilidade de resgatar mais uma parcela futura para amenizar os prejuízos causadas pelas fortes chuvas e outros infortúnios. Mas, para isso, era necessário solicitar o adiantamento por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”.
O instituto ainda não informou se a mesma decisão será considerada para o mês-base de março. Até o momento, o calendário segue sendo o oficial, que havia sido anunciado no início do ano. Você confere mais informações em nossa matéria.
Pente-fino do INSS será feito ainda em 2024
Conforme informações preliminares, o governo e o INSS pretende realizar revisões de alguns benefícios que estão relacionados com o instituto, especificamente o seguro defeso, auxílio-doença e BPC. A medida entrará em vigor no primeiro semestre.
O primeiro auxílio a ser analisado será o BPC, sendo a primeira etapa destinada para a avaliação de dados dos inscritos. Quem estiver acumulando benefícios de forma ilítica, por exemplo, poderá ser convocado pelo INSS para prestar esclarecimentos.
Essa primeira fase do pente-fino visa principalmente identificar os beneficiários que não precisam passar por nenhuma revisão. Em maio, serão feitas perícias médicas e sociais para atestar as condições exigidas para continuar recebendo as parcelas mensais.
Mais informações serão anunciadas em breve pelo instituto. Em caso de qualquer dúvida, vale a pena entrar em contato diretamente com o INSS por meio da Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Calendário INSS de março: quando começa o novo lote?
A nova rodada do INSS, que diz respeito ao mês-base de março, começará a ser paga na próxima sexta-feira, dia 22/3. Sendo assim, aqueles que recebem até um salário mínimo e têm penúltimo dígito 1 no NB serão os primeiros a receberem a parcela.
Os demais devem ser escalonados com base na lógica do calendário tradicional de pagamentos do INSS. Confira as datas:
Para quem recebe até um salário mínimo
- Penúltimo dígito 1 do NB: 22 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 2 do NB: 25 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de março 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 3 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 4 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 5 de abril de 2024.
Para quem recebe valores acima do piso
- Penúltimo dígito 1 e 6 do NB: 1º de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 2 e 7 do NB: 2 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 3 e 8 do NB: 3 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 4 e 9 do NB: 4 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 5 e 0 do NB: 5 de abril de 2024.