Começa nesta sexta-feira, 22/3, o pagamento com mês-base de março para aposentados, pensionistas e inscritos em demais auxílios operacionalizados pelo INSS, como BPC, auxílio-inclusão e auxílio-doença. Existem dois calendários distintos na rodada.
O primeiro deles é direcionado aos segurados que recebem um salário mínimo como benefício, enquanto o outro está ligado aos demais beneficiários que fazem jus a valores acima do piso nacional. Além do mais, o escalonamento tem regras específicas.
Em ambos os cronogramas, a organização das datas é feita a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício), conforme exemplo em negrito: 000.000.000-0. Basta, portanto, consultar o prazo equivalente à sua numeração.
A consulta pode ser feita pelo portal Meu INSS ou aplicativo do mesmo nome, sendo o acesso realizado a partir dos dados cadastrados no GOV.BR. Ao entrar no sistema, você consegue ver o saldo disponível no mês pelo “Extrato de Pagamento”.
Cerca de 39 milhões de beneficiários estão elegíveis e devem receber o valor corresponde a março. Em nossa matéria, você confere o grupo que recebe o pagamento nesta sexta-feira, 22/3, bem como o calendário completo que foi anunciado pelo instituto.
INSS não bloqueará benefícios por falta de prova de vida
O Instituto Nacional de Seguro Nacional, INSS, passou a ficar responsável pela realização da prova de vida dos segurados. Para isso, a autarquia cruza as informações de bancos de dados, como acesso ao Meu INSS, vacinas tomadas e transações bancárias.
Mas e se o instituto não conseguir comprovar que os beneficiários da Previdência Social estão vivos? Uma portaria publicada no dia 8/3 determinou que, nesses casos, não haverá bloqueio e nem suspensão das parcelas a serem recebidas mensalmente.
A medida será tomada, pelo menos, até o final do ano. “Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação”, complementa o Governo.
O cálculo deixou de contabilizar a partir da data de nascimento do segurado. A partir de agora, ela terá início com a data da última atualização do benefício ou, no caso, a prova de vida em si.
“É importante lembrar que a prova de vida está sendo realizada por meio de consultas a atos registrados em base de dados próprias da autarquia ou mantidas pelos órgãos públicos federais, preferencialmente biométricas”, finaliza.
Calendário INSS de Março: rodada começa a ser paga pelo instituto
O novo lote de pagamentos do INSS tem início nesta sexta-feira, 22/3, a começar pelos beneficiários que recebem um salário mínimo e possuem o penúltimo dígito 1 no NB. A seguir, você confere os dois cronogramas para o mês-base de março:
Para quem recebe um salário mínimo
- Penúltimo dígito 1 do NB: 22 de março de 2024 (nesta sexta-feira);
- Penúltimo dígito 2 do NB: 25 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 3 do NB: 26 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 4 do NB: 27 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 5 do NB: 28 de março 2024;
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 2 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 3 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 4 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 5 de abril de 2024.
Para quem recebe acima do piso nacional
- Penúltimo dígito 1 e 6 do NB: 1º de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 2 e 7 do NB: 2 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 3 e 8 do NB: 3 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 4 e 9 do NB: 4 de abril de 2024;
- Penúltimo dígito 5 e 0 do NB: 5 de abril de 2024.