No momento, o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) está fazendo os depósitos do mês-base de fevereiro para os inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A próxima rodada será paga nesta quinta-feira, 29/2, para um grupo específico.
O calendário de pagamentos segue a lógica oficializada pelo instituto: escalonamento com base no penúltimo dígito que aparece no NB (Número de Benefício). Ou seja, é o algarismo que fica antes do traço no documento. Confira mais detalhes na matéria.
Aproveite que já está aqui e não deixe de acompanhar outros conteúdos do B8.News para que você fique constantemente atualizado. Além de economia, focamos as pautas em programas e benefícios sociais do governo, com regras e formas de consultar.
Quem tem direito ao BPC de fevereiro?
O lote de fevereiro do BPC começou a ser pago no dia 23/2, junto ao calendário de depósitos para os demais segurados do INSS que recebem um salário mínimo como benefício mensal. Para fazer jus ao auxílio, é necessário ter sido aprovado pelo instituto.
A fase inicial é a inscrição pela internet, que pode ser feita pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. Somente são aprovados aqueles cidadãos que sejam idosos com pelo menos 65 anos de idade ou pessoas com deficiência de qualquer faixa etária.
Ambos os grupos, por sua vez, precisam ter renda per capita (por pessoa da família) de até 1/4 do salário mínimo vigente. Ao entrar no sistema do instituto, será necessário informar os dados cadastrados anteriormente no portal GOV.BR. Veja o passo a passo:
- Na página inicial, clique em “Novo Pedido”;
- Na tela de opções, escolha “Benefício Assistencial à Pessoa Idosa”, caso você se enquadre no perfil. Os PcDs precisam clicar em “Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência”;
- Atualize todas as suas informações;
- Na próxima tela, aparecerá um aviso sobre a necessidade de estar incluído no CadÚnico, caso você ainda não esteja no banco de dados do governo. Será necessário, então, comparecer à unidade de registro ou CRAS para fazer o cadastro;
- Mas, caso você já tenha o cadastro no sistema do governo, especificamente no CadÚnico, o acesso será liberado. Em seguida, informe os dados do grupo familiar e vá preenchendo todas as informações solicitadas pelo sistema;
- Anexe os documentos exigidos no sistema;
- Para os PcDs, será preciso agendar a avaliação de saúde e perícia médica para atestar a condição de deficiência;
- Finalize o pedido.
Pronto. A consulta do status da solicitação poderá ser feita no mesmo portal. Lembrando, portanto, que todos os cidadãos que desejam receber o BPC precisam estar inscritos no Cadastro Único do governo. Caso contrário, o pedido não poderá ser feito.
Calendário BPC de fevereiro: datas atualizadas e quem recebe hoje, 29
Nesta quinta-feira, 29/2, é a vez dos inscritos com penúltimo dígito 5 no NB receberem a parcela de fevereiro do Benefício de Prestação Continuada. O valor equivale ao salário mínimo vigente, hoje a R$ 1.412. Confira o calendário atualizado:
- Penúltimo dígito 1 do NB: 23 de fevereiro de 2024 (pago);
- Penúltimo dígito 2 do NB: 26 de fevereiro de 2024 (pago);
- Penúltimo dígito 3 do NB: 27 de fevereiro de 2024 (pago);
- Penúltimo dígito 4 do NB: 28 de fevereiro de 2024 (pago);
- Penúltimo dígito 5 do NB: 29 de fevereiro de 2024 (a ser pago nesta quinta-feira);
- Penúltimo dígito 6 do NB: 1º de março de 2024;
- Penúltimo dígito 7 do NB: 4 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 8 do NB: 5 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 9 do NB: 6 de março de 2024;
- Penúltimo dígito 0 do NB: 7 de março de 2024.