Em resposta ao contato do B8 Notícias, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou quais são as cidades e municípios que terão a antecipação do Bolsa Família de março. O pagamento começa hoje, 15 de março.
Diferentemente do que acontece com os demais beneficiários, todos os valores serão liberados logo neste primeiro dia de transferências. Assim, não será necessário aguardar o escalonamento previsto no calendário. Entenda mais a seguir.
Por que essas cidades terão a parcela antecipada hoje?
As cidades contempladas com a antecipação do benefício nesta sexta-feira também foram atendidas no mês de fevereiro. A ação faz parte de uma iniciativa do MDS para auxiliar as famílias inscritas atingidas pelas fortes chuvas e o período de estiagem.
Especificamente, serão atendidos os beneficiários em regiões inseridas no estado de calamidade pública ou de emergência civil. Para isso, é necessário que o governo local tenha declarado essa situação por meio de portaria reconhecida pela União.
Como informado pela pasta ao B8 Notícias, as ações de antecipação são válidas por dois meses. Portanto, a partir de abril não haverá antecipação porque o processo se encerra neste mês de março.
O principal objetivo dessa antecipação é permitir que os beneficiários movimentem seus pagamentos dentro desse contexto de crise. Como informado pelo Ministério, não há necessidade de aguardar pela data de transferência no calendário.
“Vale ressaltar que apenas os municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecido pelo Governo Federal, preenchem o requisito de ter o benefício antecipado e não precisam seguir o calendário de saque conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS)”, a pasta reforça.
Ao todo, serão atendidas 1,25 milhão de famílias por meio dessa antecipação. A lista completa com as cidades atendidas está disponível no site do Governo Federal.
Como fica o calendário de pagamento do Bolsa Família?
Para os beneficiários que não estão nas áreas contempladas com a antecipação, o calendário continua funcionando de maneira regular. Portanto, os pagamentos serão feitos em dias específicos conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).
Como de praxe, a Caixa Econômica Federal escalona os pagamentos ao longo do mês dividindo os beneficiários em 10 grupos distintos. Para março, as datas previstas são:
- NIS terminado em 1: 15 de março de 2024;
- NIS terminado em 2: 18 de março de 2024;
- NIS terminado em 3: 19 de março de 2024;
- NIS terminado em 4: 20 de março de 2024;
- NIS terminado em 5: 21 de março de 2024;
- NIS terminado em 6: 22 de março de 2024;
- NIS terminado em 7: 25 de março de 2024;
- NIS terminado em 8: 26 de março de 2024;
- NIS terminado em 9: 27 de março de 2024;
- NIS terminado em 0: 28 de março de 2024.
Para consultar o Programa Bolsa Família, os beneficiários podem acessar o aplicativo Bolsa Família, disponível para Android e iOS. A Caixa também disponibiliza a consulta através do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.
O Bolsa Família é pago às famílias brasileiras com renda per capita mensal de até R$ 218 e que estão inscritas no Cadastro Único. Atualmente, mais de 56 milhões de cidadãos estão inseridos nessa iniciativa social.