Governo anuncia atualização no portal GOV.BR; veja o que muda

O Ministério da Gestão anunciou a medida para proteger os 150 milhões de brasileiros usuários da plataforma.

Por Gabriela Oliva
Atualização no GOV.BR, como autenticar conta no GOV.BR. Foto: Reprodução / Governo Federal

Uma atualização recente do aplicativo Gov.br, do governo federal, trouxe uma nova camada de segurança para seus usuários.

- continua depois da publicidade -

Agora, sempre que uma autenticação adicional for necessária, os usuários serão solicitados a gerar um código de acesso.

Com essa medida, as notificações push para usuários com essa verificação habilitada serão descontinuadas.

- continua depois da publicidade -

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou essa medida com o intuito de proteger os mais de 150 milhões de brasileiros que têm conta na plataforma Gov.br.

Atualmente, aproximadamente 9 milhões de brasileiros já adotaram essa função de segurança.

Segundo o governo federal, a atualização tem como objetivo garantir a segurança dos dados pessoais e da experiência digital dos cidadãos, bem como em promover a conscientização sobre medidas de proteção online.

- continua depois da publicidade -

Como ativar o novo serviço?

Para ativar o serviço do governo e reforçar a segurança da sua conta, o usuário deve primeiro ter o aplicativo do GOV.BR instalado em seu celular.

Em seguida, basta acessar o item “Segurança da Conta”, selecionar “Verificação em duas etapas” e, posteriormente, ativar essa opção.

Com isso, em cada novo acesso, o usuário poderá gerar um código no aplicativo Gov.br para confirmar sua identidade durante o login.

- continua depois da publicidade -

A ativação está disponível tanto na tela de acesso quanto na tela principal do aplicativo.

Além disso, outra funcionalidade implementada em 2023 para reforçar a segurança do Gov.br é a Gestão de Dispositivos. 

Essa função, disponível desde o início do segundo semestre, permite que o cidadão defina quais dispositivos podem acessar sua conta e recebe notificações sempre que um novo dispositivo tenta fazer login.

- continua depois da publicidade -

Atualmente, mais de 530 mil contas já têm a Gestão de Dispositivos ativada.

Saiba como criar uma conta no GOV.BR

Acesse a App Store ou Google Play e procure pelo aplicativo “gov.br”. Faça o download e instale o aplicativo em seu smartphone.

Abra o aplicativo e escolha a opção “Criar conta”. Insira seu CPF e siga as instruções exibidas na tela. Você pode criar sua conta utilizando validação facial, acesso via banco ou nível bronze.

- continua depois da publicidade -

Após criar sua conta, será necessário ativá-la. Acesse seu e-mail ou caixa de mensagens pelo celular e siga as instruções enviadas pelo Gov.br.

Pronto. Sua conta Gov.br está ativa e você já pode acessar uma variedade de serviços do governo.

O cadastro no Gov.br é gratuito e aberto a qualquer pessoa com CPF válido. Com esta plataforma, você pode acessar uma ampla gama de serviços, incluindo o Meu INSS, Caixa Tem, entre outros.

- continua depois da publicidade -

Além disso, é possível emitir documentos, pagar impostos e multas, agendar serviços públicos e participar de consultas públicas.

Share
Seguir
Jornalista com base em Brasília e especialização em Ciência Política. Textos em O Dia, O Globo, Jornal Extra, Época, Poder360 e O Tempo.